Patricia Novaes
Domingo passado eu fui envernizar as portas da minha casa nova, como contei pra vocês, foi cansativo, mas  não foi de arrasar e eu vou contar um pouco do que aprendi.

O pedreiro sujou a madeira dos batentes quando fez o reboco da casa e quando isso acontece e você não quer escurecer a madeira tem um produto chamado "sal azedo" vendido em casas de tintas que você usa para fazer a limpeza e ele deixa a madeira limpinha, mas eu soube que esse produto é muito forte: é tóxico e tem que usar luvas e óculos para trabalhar com ele, na verdade é um acido.

Eu não usei o sal azedo. Eu havia comprado já um verniz da Sayerlack sem cor, pois achei que lixando sairiam as manchas e ai como não saíram eu comprei um corante para verniz por sugestão do meu pai, e deu certo.

Primeiramente fiz um teste para acertar a cor e depois mandei ver e adorei o resultado.

Então o passo a passo foi:
- lixei os batentes e as portas tirando o máximo possível da sujeira;
- passei a primeira camada de verniz, essa camada é chata de passar, a madeira absorve muito o verniz, tem que usar rolinho e pincel;
- esperei o tempo determinado na lata de verniz e fui verificar o trabalho: a madeira arrepia e é normal, ai tem usar uma lixa fininha, vai lixando e passando a mão pra ver se tirou o arrepiado;
- passei a segunda demão de verniz, dessa vez usei o pincel em toda a superfície com pouquíssimo verniz só para penetrar nas ranhuras feitas pela lixa e depois passei o rolo em tudo cobrindo 100%, esperei secar e praticamente não arrepiou mais, então dei o serviço por encerrado, poderia ter dado a terceira demão de verniz, mas por falta de tempo parei por ai mesmo.

Verifique sempre o trabalho enquanto estiver fazendo pois o verniz não pode escorrer senão fica marca.
As portas ficaram lindas, depois vou tirar fotos pra vocês.

Espero ter ajudado,

Beijocas,
Patricia
Lilypie - Personal pictureLilypie First Birthday tickers