Patricia Novaes
Resolvi fazer uma listinha de enxoval e coisas úteis para as futuras mamães. Vamos lá:
Leve em consideração que o meu enxoval foi pra um bebê que nasceu em novembro, portanto calor.

- 15 trocas de roupas para o recém-nascido, manga comprida e calça, eu comprei só 12 trocas e dias depois comprei mais 4 trocas. Eu prefiro os macacões de botões e pézinho, é mais fácil para colocar pois os bebês se irritam quando passamos a roupinha pela cabeça deles, sem contar o medo que dá!

Depois de aproximadamente 1 mês o bebê deixa de usar os bodies de manga comprida e passa a usar roupinha de manga curta. Ai vai depender do tamanho que seu bebê nasceu para saber se usará as roupas de manga curta tamanho RN ou P.

O Octávio nasceu pequeno, 2805kg, e perdeu muito peso pois eu não produzia leite e não sabia, as roupinhas RN ficavam enoooormes nele. Ainda hoje, com 75 dias e pesando um pouco mais de 5kg, ele ainda usa roupas RN.

- Compre meias e luvinhas, pois eles perdem muito calor corporal e se arranham com muita facilidade.
- 10 fraldas grandes e boas para colocar no ombro para arrotar.
- 10 fraldas das mais baratinhas e menores para limpar a boquinha e evitar que sujem a roupinha. Aquelas fraldas bem pequenas e desenhadas e aqueles paninhos de boca são pouquíssimos eficientes, eu prefiro as fraldas comuns e baratinhas.
- 3 toalhas de banho (pelo menos), 4 é o número ideal.
- 1 cobertorzinho leve;
- 4 cueiros, muito útil para usar de cobertinha em noites menos quentes e para enrolar o bebê nos primeiros dias;
- 2 trocas de lençóis são suficientes;
- 2 mantas simples de piquet, para enrolar o bebê nas saídas para o pediatra ou para cobrir o bebê conforto para ele não tomar vento;
- Almofada de amamentação, eu tenho 2: uma para amamentar e outra pra ele dormir, ele ama, pois a almofada “abraça” ele (vejam aqui e molde aqui).

Para você no dia-a-dia:
Aqui no Brasil é vendido um esterelizador da Phillips Avent, esse vai no microondas e custas uns 100 reais, você coloca as mamadeiras lá, liga o microondas e pronto, se você não abrir o recipiente o conteúdo se mantém esterelizado por até 24 horas. Eu tenho um desses e acho ótimo!
Mas… no exterior é vendido um esterelizador elétrico da Phillips Avent também, eu procurei desse modelo aqui no Brasil e não achei, segundo uma amiga minha esse é muito mais prático que o de microondas.

Então já sabe se você vai viajar ou  tiver alguém para comprar pra você no exterior aproveite.

Ainda no exterior:
- pomada para assaduras Balmex, são tuuuudo de bom! Eu comprei só 3 tubos e economizo deixando para usar à noite quando ele passa um maior período com a mesma fralda (7 dólares).

- bombinha para extração de leite manual da Phillips Avent, custa uns 40 dólares e é ótima, eventualmente você irá usar essa bomba. A minha eu uso muito!

- pomada LANSINOH, 1 tubo é o suficiente, para passar no bico dos seios e evitar rachaduras, pode ser usada a partir do 6º mês, nunca antes, pois não deve-se estimular a mama antes.

- babá eletrônica com monitor, eu não comprei e me arrependi, levanto inúmeras vezes só para ver como o bebê está.

- Aqui no Brasil mesmo:
escovinha para lavar as mamadeiras;

Acho que é só, pelo menos é o básico! Eu vou fazer mais alguns posts parar ajudar as futuras mamães e se me lembrar de mais alguma coisa eu aviso!

Beijocas,
Patricia Novaes
Lilypie - Personal pictureLilypie First Birthday tickers