Patricia Novaes

Algumas pequenas dicas sobre os cuidados dos bebês:

Primeiramente faça o curso de gestantes oferecido pelo seu plano médico, tem muita coisa básica mas alguma coisa você irá aproveitar.

 

- O bebê recém nascido é propenso à alergias devido a delicadeza da pele, portanto evite usar lenços umedecidos, use algodão molhado na água morna. É ótimo, seguro, higiênico e baratinho!

- Para tirar o excesso de óleo que algumas pomadas anti assadura deixam use o Óleo Jonshons, principalmente na pontinha do pipi se for menino.

Se o seu bebê passa mais 45 minutos mamando (1 hora vai) pode ser que tenha algo errado e a sua produção de leite insuficiente, converse com o pediatra. Veja bem: mamando mesmo, não chupetando.

Quando meu bebê pegava meu peito o leite escorria pelo canto da boca, mas só no inicio da mamada eu tinha leite, depois de 10 minutos já não tinha mais e não sabia, ele passava sempre mais de 1 hora (às vezes 2 horas) mamando e vivia irritado, não era possível trocar 1 fralda sem que ele chorasse. Então não tenha dó: pegue o seu peito na linha da aureola e aperte suavemente, tem que sair um esguicho, faça isso várias vezes durante a mamada para ver se ainda no final você tem leite ou se o bebê está largando o peito por falta de leite.

- Não tenha medo de manipular o umbigo: o negócio não cai assim tão fácil, seja delicada, mas limpe a borda inteirinha dele, você vai ganhar o álcool específico para isso na maternidade. Umbigo que tem cheiro não é umbigo bom, nesse caso consulte o pediatra.

- No início coloque o bebê pra dormir na sua cama, longe de você claro, enxote o maridoncio da cama e coloque o bebê no seu lugar, só assim você conseguirá descansar. Depois de 1 mês as noites serão mais fáceis e o bebê irá facilmente para o berço. Atenção: não deixe o bebê dormir encostado em você pois você poderá esmagá-lo e porque aí sim será difícil de colocá-lo no berço pois ele estará muito acostumado à você.

Nas primeiras noites eu juro que tentei deixá-lo no berço, mas era exaustivo! Ai levei ele pra cama, e durante o dia quando eu estava acordada ou tinha mais gente na casa eu o colocava no berço para ele ir acostumando, depois de 1 mês ele foi pro berço a noite e foi bem tranqüila essa mudança. Hoje em dia ele dorme no berço a noite toda (exceto quando está com febrinha por conta das vacinas), aí quando maridoncio sai pra trabalhar ele vai pra cama e dormimos mais um pouco.

- No banho lave sempre primeiro o rostinho e depois o cabelinho só depois o corpinho, assim você garante a água sem xixi para rosto e cabeça. Eles sentem muito frio na cabecinha, portanto lave o rosto e a cabecinha e já seque com a toalha só aí banhe o corpinho. Se você se sente insegura coloque a banheira na cama e peça para o seu marido segurar o bebê enquanto você lava.

Posição para segurar bem o bebê durante o banho: bebê com a cabecinha a sua esquerda, passe o antebraço debaixo da cabecinha e pescocinho dele, com a mão esquerda você você segura debaixo do bracinho dele. Quanto mais tento explicar mais me enrolo. Assim óh:



Não cai!! Segurando desse modo você não “perderá” seu bebê quando ele começar a dar pezadas na banheira.

 

Por enquanto é só!

Beijocas,

Patricia Novaes

Marcadores: ,
2 Responses
  1. Ana Says:

    amiga to orgulhosa viu
    não falei q vc seria um otima mãe
    ta até dando dicas q belezinha
    bjoss


  2. Anônimo Says:

    amei seu blog...está entre meus favoritos..
    Que Deus abençoe toda a sua familia..


Lilypie - Personal pictureLilypie First Birthday tickers