Patricia Novaes
Como eu já disse diversas vezes: eu não sou uma artesã profissional! Eu comecei a fazer algumas coisinhas de feltro ano passado (2009), e foi na tentativa e erro, então eu queria deixar aqui pra vocês a minha experiência e algumas dicas, vamos lá:
1 – Compre feltro de qualidade, dizem que entre os feltros nacionais o Santa Fé é o melhor, eu não sei se tem melhor pois não experimentei várias marcas, e comprei vários cortes sem me importar com a marca, eu os uso até hoje;
2 – Se você não tem habilidade para fazer os pontos caseado e alinhavo pegue um pedacinho de feltro e treine bastante, pois os pontos devem ser sair iguais em todo o trabalho, então treine bastante.



3 – No youtube tem vários vídeos ensinando a fazer os pontos e a arrematá-los.
4 – Eu uso as meadas moline, se for um trabalho pequeno e delicado eu uso 2 fios na agulha, se for algo maior eu uso 3 fios.
5 – Ah, nunca dê simplesmente um nó na hora de começar o trabalho, dê 2 laçadas antes pois o feltro tem as tramas largas e acaba atravessando o feltro.
6 – Ao utilizar cola quente tome cuidado para não aplicá-la em excesso e tenha certeza de que a cola está bem quente.
7 – Eu costumo recortar os moldes e depois riscá-lo no feltro usando carbono, giz de costura ou usando a caneta mesmo.
8 – Não é necessário cortar o feltro com sobra, corte o tamanho exato do molde. 
9 - Sobre a escolha das cores das linhas você deve pensar bem no resultado que você quer no seu trabalho,  se você quiser algo mais sério tente usar a linha da cor exata do feltro, se quiser algo mais engraçadinho escolha tons de linha mais escuros ou mais claros e lembre-se que se a tonalidade da linha for diferente da cor do feltro você deverá caprichar ainda mais nos pontos pois estes aparecem mais ainda.

Por enquanto eu acho que é só! Segunda-feira eu volto pra colocar um molde e um tutorial aqui pra quem quiser começar a se aventurar com o feltro.

Beijinhos,

1 Response
  1. Shilola Says:

    Oi Paty,
    Sabe que eu fico com vontade de fazer coisinhas em feltro, principalmente pela não necessidade de ter uma máquina de costura e por ser relativamente fácil...
    Vamos ver se com o pap que você por aqui, não rola?!?!
    Bjocas,
    Carol


Lilypie - Personal pictureLilypie First Birthday tickers