Carol Novaes
Nesse post, quero ensinar como se faz colagem de tecido em objetos de madeira (escolhi um porta-retrato, mas pode ser feito com qualquer tipo de peça). Veja só como fica:


1. Separe: panos, objeto em madeira, tintas (uma delas na cor branca), pincel, cola branca, plástico ou dobradeira, lixa, fita e verniz.

2. Se o tecido que escolheu possui alguma parte clara, você precisará pintar o objeto em branco (se não fizer isso o fundo irá aparecer quando o tecido for colado).
3. Reserve a seguinte mistura: cola branca e um pouco de água (a cola não pode estar tão espessa nem tão rala).
4. Posicione o tecido e passe a mistura com ajuda do pincel.
5. Caso tenha necessidade, dê uma ajeitadinha no tecido, pois ele pode ter saído um pouco do lugar (ufa! ainda bem que cola não seca tão rápido, né?).
6. Ainda com a cola molhada, tire as bolhas de ar passando a dobradeira ou o pedaço de plástico (pode ser de supermercado, mas tome cuidado pra não passar a estampa).
7. No meu caso tive que fazer uns cortes no tecido para poder dobrar. Veja só:

8. Ao secar o objeto, retire a sobra de tecido lixando (não corte com tesoura).
9. Em alguns casos o tecido pode estar um pouco descolado nas extremidades. Não entre em pânico! Passe a mistura de cola, alise com o plástico (ou dobradeira) e espere secar.
10. Por fim, passe verniz.

Veja outro exemplo com essa colagem:


bjos,

Carol Novaes
2 Responses
  1. Larissa L. Says:

    Oi Carol,
    Vi seu blog no da Kátia e vim conhecer! Adorei!
    Bj


  2. Olá Carol, gostei muito dessa ideia de forrar com tecidos porta-retratos. Tenho alguns porta-retratos feios e vou aproveita-los com essa sua orientação.


Lilypie - Personal pictureLilypie First Birthday tickers